sexta-feira, 2 de março de 2012

ORIXÁ OGUM



OGUM é o Deus da Guerra, do fogo e da tecnologia, foi Ele que criou as máquinas para a agricultura e ensinou as labores manuais.   Ele ensinou aos homens a trabalhar o ferro com o fogo.
De gênio impaciente e determinado este Orixá usa a espada para abrir seus caminhos e derrotar seus inimigos. Ele sempre vem em primeiro lugar, antes de todos. Representa o líder nato.

Vestindo roupas azuis, vermelhas ou amarelas e adornadas com contas azuis, vá à luta sem medidas.
Seu dia de culto e honra é a terça feira. Para agradá-lo oferecem-se as comidas da sua preferência: feijoada, inhame e xinximacompanhados da sua bebida predileta: cerveja.

Ogum usa seu poder e sua espada para socorrer rapidamente aquele que o invoca. Mas se for invocado de um modo negativo Ele deixará sua espada se abater sobre quem foi injusto.

A Ogum corresponde o número 7, segundo uma lenda dos Orixás que conta que Ogum mantinha um relacionamento de amor com Iansã, Ela o ajudava no seu trabalho carregando seus ferros e ativando com o fole o fogo da forja.  Um dia Iansã lhe deu de presente uma vara de ferro que tinha o poder de dividir os homens em sete pedaços e as mulheres em nove se forem tocados por ele. Ogum e Iansã eram sempre visitados por Xangô, o Orixá da Justiça e da riqueza. Sendo muito elegante e rico soube cativar Iansã que um dia fugiu com ele abandonando Ogum. Este último os perseguiu e encontrando-os os tocou com a vara de ferro, mas Iansã também mexeu no ferro e tocou Ogum, assim Ele foi dividido em sete pedaços e Iansã em nove.

Dia 19 de abril é comemorado a festa de Ogum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário